Avançar para o conteúdo principal

Soufflê de chocolate

Atenção Atençãooooo!! O que aí vem é uma sugestão tão docinha e tão boa que acredito-me bem que tenham uma overdose de chocolate.
Apesar desta overdose de chocolate, esta delícia acaba por ser muito leve que é uma óptima sugestão para impressionar até os menos impressionáveis. Para vocês verem é tão bom e fica tão bonito que não resisti em tirar muitas fotos par vos dar ainda mais vontade!

Infelizmente estas fotos não foram as primeiras que tirei, houve um pequeno desastre em que depois de ter o trabalho todo em criar o cenário e em tirar as fotos, estas não ficaram guardadas, então tive de recomeçar tudo de novo quando mais tarde fiz a segunda fornada.
Ok, chega de conversa e vamos ao que interessa: a receita!








Coisinhas necessárias:

♥ 3 claras;
♥ 2 gemas;
♥ 2 colheres de sopa de manteiga;
♥ 1/4 de chávena de farinha;
♥ 100g de açúcar;
♥ 100g de chocolate de culinária;
♥ 1 colher de sopa de essência de baunilha;
♥ 3/4 de chávena de leite;

Começar por pré-aquecer o forno a 190ºC (o forno tem de estar bem quente para quando colocarmos os soufflês).
Numa panela derreter a manteiga, quando estiver totalmente derretida, juntar a farinha e mexer com uma espátula até que esteja tudo bem envolvido.
De seguida juntar o leite e envolver até que fique uma pasta homogénea.
Juntar o açúcar, o chocolate cortado aos pedacinhos bem pequenos e a essência e mexer bem.
Retirar do lume, colocar as gemas e mexer bem.
Por fim envolver as claras em castelo no preparado.
Levar a ramequins untados com spray e levar ao forno cerca de 15 minutos.
Servir imediamente depois de retirar do forno.

Dicas:
♥ Deu para 4 soufflês;
♥ A minha segunda fornada não ficou tão bem cozida por dentro pois como os fiz muito mais tarde, depois de jantar o forno não estava suficientemente quente. Ficaram uma espécie de fondant. Até vos mostrava os primeiros que ficaram perfeitinhos mas como vos contei aconteceu-me um pequeno desastre.
♥ A receita original pedia apenas 15g de açúcar, não sei como fiz apontei 100g e foi o que coloquei. Mas achei que não estava muito doce, portanto para quem gosta de docinhos acho que é a quantidade ideal. (Quando se usa chocolate amargo claro)
♥ Modifiquei algumas coisas na receita mas podem ver a receita original aqui

Comentários

  1. ADOREI queria experimentar mas não tenho tacinhas :(

    ResponderEliminar
  2. Vou ter de sair daqui a correr senão vou-me obrigar a mim própria a ir para a cozinha pecar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que delícia e eu até nem sou a maior fã de chocolate. mas esta tenho mesmo de experimentar até porque já me perguntaram cá em casa quando iria fazer um soufflé doce. Não tenho ramequins mas vai mesmo em dose familiar :D
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah!
      Em dose familiar deve ficar excelente! Depois quero ver fotos!!
      Os ramequins comprei-os no site da Tescoma e são óptimos :D
      Beijinho

      Eliminar
  4. Adoro chocolate e estes soufflés estão de tal modo apelativos que apetece entrar pelo monitor e tirar um. bjk
    Raquel : http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que delicia!!!!!!!!!!
    Fez-me lembrar um de banana que fiz há muito tempo!
    Bom fim de semana
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito bom :D
      Soufflê de banana? Uiii tenho de ir ver isso!
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Deixem opiniões, sugestões ou outros. A gerência agradece:)

Mensagens populares deste blogue

Bolo de claras, aveia e maçã (Saudável)

Eu sei que o nome deste bolo é gigante! Mas teve de ser. Este bolo foi feito porque devido à  ocorrência de muitos pão de ló de Alfeizerão cá por casa, claras é o que não me faltam no congelador. Pus-me a pensar se existiria algum bolo de claras e aveia e não é que existe mesmo? Decidi logo pôr mãos à obra e tirando umas ideias daqui e dali surgiu este bolo com uma textura super húmida, fofa e para comer sem culpa. O que mais querem vocês? Coisinhas necessárias: ♥ 6 claras; ♥ 70g de manteiga; ♥ 85g de açúcar; ♥ 1 iogurte natural; ♥ 120g de farinha de aveia; ♥ 2 maçãs; ♥ 1 colher de fermento; ♥ 1 colher de chá de essência de baunilha; Começar por triturar os flocos de aveia no robô (se tiver farinha de aveia pode saltar esse passo). No robô, juntar a farinha de aveia, a manteiga derretida, o açúcar, o iogurte, o fermento, a essência de baunilha e as maçãs cortadas aos bocados. Triturar até formar uma massa homogénea. Numa taça bater as claras em castelo. Juntar

Suspiros de merengue Suiço

Começo por dizer que adoro suspiros, nem sou de comer muitos doces embora seja algo que adoro fazer, mas estes suspiros, M-E-U D-E-U-S! Uma pessoa come um e quando pisca um olho já se foram uns 10. Uma tentação!  Podem ser usados em decorações de bolos, sobremesas ou simplesmente comidos assim, simples que nem eles. A receita retirei deste blog coloquei apenas uma essência de baunilha mas vocês podem colocar qualquer essência de que gostem. Ingredientes: ♥  150g de claras de ovos; ♥  300g de açúcar; ♥  1 colher de chá de sumo de limão; ♥  1 colher de chá de essência de baunilha; Começar por juntar as claras com o açúcar e em banho maria, sem deixar cozer as claras, ir mexendo até o açúcar ficar completamente dissolvido. Quando não sentir mais nenhum grão de açúcar, levar à batedeira e bater na velocidade máxima, juntar o limão e a essência de baunilha e bater até que o merengue fique frio. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, com a ajuda de um saco pa

Massa de pizza do Jamie Oliver

Na minha busca por uma massa de pizza rápida e estaladiça, surgiu-me esta do Jamie Oliver . Foi realmente uma óptima experiência, a massa fica crocante e deliciosa.  E a receita? Essa é super simples e rápida! Coisinhas necessárias: ♥ 250g de farinha; ♥ 125ml de água morna; ♥ Sal q.b; ♥ 1 fio de azeite; ♥ 1 colher de chá de fermento; Num processador juntar os ingredientes até formar uma massa homogénea. Retirar a massa do processador e amassar até formar uma massa lisa. Acrescentar farinha caso esta cole às mãos. Depois basta esticar bem fininha e levar ao forno com a guarnição que mais goste. Nesta acrescentei molho de tomate, cogumelos frescos, bacon, chouriço, pimento, azeitonas e queijo ralado. Bon Apetit!