Avançar para o conteúdo principal

Bolo de claras, aveia e maçã (Saudável)

Eu sei que o nome deste bolo é gigante! Mas teve de ser. Este bolo foi feito porque devido à ocorrência de muitos pão de ló de Alfeizerão cá por casa, claras é o que não me faltam no congelador. Pus-me a pensar se existiria algum bolo de claras e aveia e não é que existe mesmo? Decidi logo pôr mãos à obra e tirando umas ideias daqui e dali surgiu este bolo com uma textura super húmida, fofa e para comer sem culpa. O que mais querem vocês?




Coisinhas necessárias:


♥ 6 claras;

♥ 70g de manteiga;
♥ 85g de açúcar;
♥ 1 iogurte natural;
♥ 120g de farinha de aveia;
♥ 2 maçãs;
♥ 1 colher de fermento;
♥ 1 colher de chá de essência de baunilha;


Começar por triturar os flocos de aveia no robô (se tiver farinha de aveia pode saltar esse passo). No robô, juntar a farinha de aveia, a manteiga derretida, o açúcar, o iogurte, o fermento, a essência de baunilha e as maçãs cortadas aos bocados. Triturar até formar uma massa homogénea.
Numa taça bater as claras em castelo. Juntar o preparado às claras e misturar até que fique tudo bem envolvido.
Levar a forno pré-aquecido a 180ºc cerca de 40 minutos.

Dicas:
♥ O bolo fica húmido e com uma textura mole, podem fazer o teste do palito mas vai sair sempre com alguma massa agarrada.
♥ Aconselho a cortarem o bolo apenas quando este tiver frio, pois devido à textura acaba por ser complicado cortá-lo ainda quente. 
♥ A receita foi adaptada daqui.

Bon Apetit!

Comentários

  1. Adoro bolos de maçã e se é saudável é mesmo como que quero! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é mesmo bom!
      Tão húmido e fofo que derrete na boca :D
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Adoro bolos de maçã e o teu ficou com um aspecto super húmido e apetitoso, mesmo bom! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Humm... Que aspecto delicioso e nada seco.
    Bjinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De seco é que não tem mesmo nadinha!!
      É super húmido e de sabor é muito bom :D
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Deixem opiniões, sugestões ou outros. A gerência agradece:)

Mensagens populares deste blogue

Suspiros de merengue Suiço

Começo por dizer que adoro suspiros, nem sou de comer muitos doces embora seja algo que adoro fazer, mas estes suspiros, M-E-U D-E-U-S! Uma pessoa come um e quando pisca um olho já se foram uns 10. Uma tentação!  Podem ser usados em decorações de bolos, sobremesas ou simplesmente comidos assim, simples que nem eles. A receita retirei deste blog coloquei apenas uma essência de baunilha mas vocês podem colocar qualquer essência de que gostem. Ingredientes: ♥  150g de claras de ovos; ♥  300g de açúcar; ♥  1 colher de chá de sumo de limão; ♥  1 colher de chá de essência de baunilha; Começar por juntar as claras com o açúcar e em banho maria, sem deixar cozer as claras, ir mexendo até o açúcar ficar completamente dissolvido. Quando não sentir mais nenhum grão de açúcar, levar à batedeira e bater na velocidade máxima, juntar o limão e a essência de baunilha e bater até que o merengue fique frio. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, com a ajuda de um saco pa

Massa de pizza do Jamie Oliver

Na minha busca por uma massa de pizza rápida e estaladiça, surgiu-me esta do Jamie Oliver . Foi realmente uma óptima experiência, a massa fica crocante e deliciosa.  E a receita? Essa é super simples e rápida! Coisinhas necessárias: ♥ 250g de farinha; ♥ 125ml de água morna; ♥ Sal q.b; ♥ 1 fio de azeite; ♥ 1 colher de chá de fermento; Num processador juntar os ingredientes até formar uma massa homogénea. Retirar a massa do processador e amassar até formar uma massa lisa. Acrescentar farinha caso esta cole às mãos. Depois basta esticar bem fininha e levar ao forno com a guarnição que mais goste. Nesta acrescentei molho de tomate, cogumelos frescos, bacon, chouriço, pimento, azeitonas e queijo ralado. Bon Apetit!