Avançar para o conteúdo principal

Pão de deus

Penso que já toda a gente comeu aquele pão de deus que há em todas as pastelarias do país. Mas e se pudessem fazê-lo na vossa própria casa? Colocar a quantidade de "cobertura" que vos apetecesse? Sim porque também existem aqueles sem graça nenhuma que são tão secos que precisamos de um garrafão de água pela goela abaixo.
Pois bem, então decidi colocar mão à obra e saíram uns deliciosos pães de deus (ou broas de deus, sim porque os meus cresceram tanto que ficaram broas em vez de pãezinhos, mas pronto é só uma questão de tamanho).
Para a massa utilizei uma receita de brioche que costumo fazer cá em casa que é a coisa mais fofa de sempre. Vou voltar a colocá-la aqui para não terem dúvidas de que é mesmo esta!


Ingredientes necessários (brioche):

  2 ovos + leite até prefazer 300 ml;
  110g de açúcar;
  1 colher de chá de sal;
  80g de manteiga;
  500g de farinha;
  1 saqueta e meia de fermento de padeiro em pó;

Ingredientes necessários (cobertura)

♥ 1 ovo;
♥ 40g de manteiga amolecida;
♥ 80g de açúcar;
♥ 80g de coco ralado;
♥ 1 gema para pincelar;

Na cuba da máquina de fazer o pão, juntar todos os ingredientes pela ordem acima indicada e programar para amassar e levedar.
Quando o programa tiver terminado, dividir a massa em bolinhas do tamanho que mais vos agradar, colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levedar por mais 1 hora. (Atenção que a massa cresce bastante, tenham atenção a esse facto no momento de formar o tamanho dos pães).
Entretanto preparar a cobertura: numa batedeira juntar todos os elementos e bater até ficar tudo bem envolvido.
Quando passar o tempo dos pães levedarem, pincelar cada um deles com uma gema de ovo batido e colocar o recheio por cima.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos.



Dicas:
♥ Coloquei os pães a levedar no forno a 50ºC, faz com que o ambiente seja mais controlado.
♥ Renderam 8 pães de deus, mas como vos tinha dito ficaram enormes, portanto acredito que fazendo bolas mais pequenas rendam pelo menos mais 4.
♥  Se não tiverem máquina de fazer o pão podem perfeitamente fazer à mão, só têm de ter atenção a que fique uma massa bem homogénea e deixar levedar até dobrar de tamanho.
♥ A cobertura dos pães de deus fui buscar aqui e não mudei nada. Ficou perfeito assim.

Bon Apetit!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolo de claras, aveia e maçã (Saudável)

Eu sei que o nome deste bolo é gigante! Mas teve de ser. Este bolo foi feito porque devido à  ocorrência de muitos pão de ló de Alfeizerão cá por casa, claras é o que não me faltam no congelador. Pus-me a pensar se existiria algum bolo de claras e aveia e não é que existe mesmo? Decidi logo pôr mãos à obra e tirando umas ideias daqui e dali surgiu este bolo com uma textura super húmida, fofa e para comer sem culpa. O que mais querem vocês? Coisinhas necessárias: ♥ 6 claras; ♥ 70g de manteiga; ♥ 85g de açúcar; ♥ 1 iogurte natural; ♥ 120g de farinha de aveia; ♥ 2 maçãs; ♥ 1 colher de fermento; ♥ 1 colher de chá de essência de baunilha; Começar por triturar os flocos de aveia no robô (se tiver farinha de aveia pode saltar esse passo). No robô, juntar a farinha de aveia, a manteiga derretida, o açúcar, o iogurte, o fermento, a essência de baunilha e as maçãs cortadas aos bocados. Triturar até formar uma massa homogénea. Numa taça bater as claras em castelo. Juntar

Suspiros de merengue Suiço

Começo por dizer que adoro suspiros, nem sou de comer muitos doces embora seja algo que adoro fazer, mas estes suspiros, M-E-U D-E-U-S! Uma pessoa come um e quando pisca um olho já se foram uns 10. Uma tentação!  Podem ser usados em decorações de bolos, sobremesas ou simplesmente comidos assim, simples que nem eles. A receita retirei deste blog coloquei apenas uma essência de baunilha mas vocês podem colocar qualquer essência de que gostem. Ingredientes: ♥  150g de claras de ovos; ♥  300g de açúcar; ♥  1 colher de chá de sumo de limão; ♥  1 colher de chá de essência de baunilha; Começar por juntar as claras com o açúcar e em banho maria, sem deixar cozer as claras, ir mexendo até o açúcar ficar completamente dissolvido. Quando não sentir mais nenhum grão de açúcar, levar à batedeira e bater na velocidade máxima, juntar o limão e a essência de baunilha e bater até que o merengue fique frio. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, com a ajuda de um saco pa

Bolo Raffaelo

Já vos tinha mostrado o meu bolo Raffaelo que fiz para um aniversário. Como várias pessoas me pediram a receita, aqui vai. A massa do bolo é a do bolo de limão e queijo quark, só retirei o limão porque não gostavam, pelo que podem seguir a receita  aqui . Ingredientes para o recheio: ♥ 1 Lata de leite condensado; ♥ 1 Colher de chá de manteiga; ♥ 1/2 pacotes de leite de côco; Ingredientes para cobertura: ♥ 1 pacote de queijo mascarpone; ♥ 4 colheres de sopa de açúcar; ♥ Essência de baunilha q.b; ♥ 1/2 pacote de natas; Para realizar o recheio, juntar todos os ingredientes numa tacho e levar ao lume brando a engrossar até fazer ponto de estrada. Colocar num recipiente e cobrir com película aderente levando ao frigorífico para arrefecer e ficar mais consistente. Para a cobertura: Numa batedeira, bater as natas até formar ponto chantilly, juntar o açúcar, o queijo mascarpone e a essência de baunilha, bater até ter uma boa consistência. Foto enviada pela client