Avançar para o conteúdo principal

Brooklyn Blackout Cake - Sweet World

Ao passear pela blogosfera deparei-me com um desafio intitulado "Sweet World" lançado pela Lia do Lemon and Vanilla em conjunto com a Susana do Basta cheio. O desafio consistem em reproduzir receitas mantendo sempre as características essenciais dos mesmos, mas dando o nosso próprio toque pessoal, tornando assim o mundo mais doce!
Achei o desafio tão giro que não pude deixar de participar, falhei a 1ª edição porque deixei passar o prazo, mas desta consegui!! ahah
Para este desafio, o objectivo era recriar o Brooklyn Blackout Cake, um bolo muito característico por ser recheado por um pudim e coberto com as migalhas no próprio bolo.
Aqui vos deixo a minha versão deste maravilhoso bolo.




Coisinhas necessárias (bolo):


♥ 160 gr de manteiga, cortada em cubinhos
♥ 200 gr de açúcar
♥ 2 ovos, grandes
♥ 1 colher de chá de extracto de baunilha
♥ 260 gr de farinha
♥ 1,5 colher de chá de fermento
♥ 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
♥ 50 gr de cacau (usei cacau da Dulcis)
♥ 260 ml de leite 
♥ Raspas de chocolate para decorar (opcional)

Coisinhas necessárias (Pudim)
♥ 100 gramas de açúcar
♥ 2 colheres de sopa de farinha
♥ 375 ml de leite meio gordo
♥ 90 gramas de chocolate de leite
♥ 1 colher de chá de extracto de baunilha
♥ 2 folhas de gelatina

Começar por fazer o pudim: numa panela levar o leite e o açúcar. Juntar a farinha e mexer bem, deixar engrossar. Retirar do lume e  juntar o chocolate cortado em pedaços e o extracto de baunilha. Por fim juntar as folhas de gelatina demolhadas e  levar ao lume se necessário para que se dissolvam totalmente.
Levar ao frigorífico pelo menos 4 hora. (O ideal é mesmo de um dia para o outro)

Para o bolo: começar por separar os ingredientes secos (farinha, fermento, bicarbonato de sódio e o cacau) peneirar.
Numa taça, bater a manteiga e o açúcar cerca de 4/5 minutos. Juntar os ovos um a um. Adicionar o leite e extracto de baunilha. Por fim adicionar os ingredientes secos. Mexer até que tudo esteja completamente envolvido.
Levar a duas formas de 16 cm ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 35/40 minutos.

Montagem:
Quando os bolos estiverem completamente arrefecidos, nivelar os bolos, cortar em dois e rechear cada parte com o pudim feito no dia anterior.
Cobrir o bolo com o pudim. Com os restos do bolo que sobrou do nivelamento esfarelar e cobrir o bolo.
Decorar com umas raspas de chocolate.

Dicas:
♥ Receita do bolo adaptada daqui.
♥ Receita do pudim adaptada daqui.



Bon Apetit!

Comentários

  1. Ficou muito giro e posso também dizer delicioso :) Também vou publicar o meu amanhã, do qual nem as migalhas sobraram :D
    Beijinhos ...
    Gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah imagino, as migalhas também não sobraram na minha casa!
      Tenho de ir espreitar o teu :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Olá Marylène,
    Muito Obrigada por te juntares a nós nesta edição. :)
    Ficamos muito contentes que o conceito do desafio tenha agradado e que continuamente vos desafie.
    Este Brooklyn é realmente um bolinho muito interessante e acredito que tenha ficado excelente. :)

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro o coneito do desafio e com toda a certeza irei participar mais vezes e se puder assiduamente.
      Beijinho :D

      Eliminar
  3. Olá Maryléne,
    Muito obrigada pelo lindo Blackout que nos trazes e por te juntares a nós, pois é um prazer enorme ver as pessoas a sentirem-se desafiadas e a gostarem dos temas e a reproduzi-los.
    Um grande beijinho e obrigada uma vez mais,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada eu por lançarem este maravilhoso desafio, com certeza irei participar mais vezes!
      Beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Deixem opiniões, sugestões ou outros. A gerência agradece:)

Mensagens populares deste blogue

Bolo de claras, aveia e maçã (Saudável)

Eu sei que o nome deste bolo é gigante! Mas teve de ser. Este bolo foi feito porque devido à  ocorrência de muitos pão de ló de Alfeizerão cá por casa, claras é o que não me faltam no congelador. Pus-me a pensar se existiria algum bolo de claras e aveia e não é que existe mesmo? Decidi logo pôr mãos à obra e tirando umas ideias daqui e dali surgiu este bolo com uma textura super húmida, fofa e para comer sem culpa. O que mais querem vocês? Coisinhas necessárias: ♥ 6 claras; ♥ 70g de manteiga; ♥ 85g de açúcar; ♥ 1 iogurte natural; ♥ 120g de farinha de aveia; ♥ 2 maçãs; ♥ 1 colher de fermento; ♥ 1 colher de chá de essência de baunilha; Começar por triturar os flocos de aveia no robô (se tiver farinha de aveia pode saltar esse passo). No robô, juntar a farinha de aveia, a manteiga derretida, o açúcar, o iogurte, o fermento, a essência de baunilha e as maçãs cortadas aos bocados. Triturar até formar uma massa homogénea. Numa taça bater as claras em castelo. Juntar

Suspiros de merengue Suiço

Começo por dizer que adoro suspiros, nem sou de comer muitos doces embora seja algo que adoro fazer, mas estes suspiros, M-E-U D-E-U-S! Uma pessoa come um e quando pisca um olho já se foram uns 10. Uma tentação!  Podem ser usados em decorações de bolos, sobremesas ou simplesmente comidos assim, simples que nem eles. A receita retirei deste blog coloquei apenas uma essência de baunilha mas vocês podem colocar qualquer essência de que gostem. Ingredientes: ♥  150g de claras de ovos; ♥  300g de açúcar; ♥  1 colher de chá de sumo de limão; ♥  1 colher de chá de essência de baunilha; Começar por juntar as claras com o açúcar e em banho maria, sem deixar cozer as claras, ir mexendo até o açúcar ficar completamente dissolvido. Quando não sentir mais nenhum grão de açúcar, levar à batedeira e bater na velocidade máxima, juntar o limão e a essência de baunilha e bater até que o merengue fique frio. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, com a ajuda de um saco pa

Massa de pizza do Jamie Oliver

Na minha busca por uma massa de pizza rápida e estaladiça, surgiu-me esta do Jamie Oliver . Foi realmente uma óptima experiência, a massa fica crocante e deliciosa.  E a receita? Essa é super simples e rápida! Coisinhas necessárias: ♥ 250g de farinha; ♥ 125ml de água morna; ♥ Sal q.b; ♥ 1 fio de azeite; ♥ 1 colher de chá de fermento; Num processador juntar os ingredientes até formar uma massa homogénea. Retirar a massa do processador e amassar até formar uma massa lisa. Acrescentar farinha caso esta cole às mãos. Depois basta esticar bem fininha e levar ao forno com a guarnição que mais goste. Nesta acrescentei molho de tomate, cogumelos frescos, bacon, chouriço, pimento, azeitonas e queijo ralado. Bon Apetit!