Avançar para o conteúdo principal

Espécie de Molotof

Esta receita foi um pequeno desastre na minha cozinha, era suposto ficar uma torta de claras mas como ficou enorme (porque tinha o dobro das claras e decidi dobrar a receita), não deu para enrolar então tive de improvisar.
Apesar deste contratempo ficou uma delícia, e ficou aprovada cá em casa, portanto será uma receita a repetir em breve.
Quanto ao aspecto também tive de improvisar já que foi feito numa forma rectangular e depois não cabia em nenhuma das formas que tinha cá em casa.
Vou deixar-vos a receita tal e qual como a fiz.


Coisinhas necessárias:

♥ 16 claras;
♥ 6 colheres de sopa de açúcar;


Coisinhas necessárias para doce de ovos:

♥ 10 gemas;
♥ 10 colheres de sopa de água;
♥ 10 colheres de sopa de açúcar;



Numa taça grande bater as claras em castelo, quando começarem a ficar mais ou menos firmes ir juntando as colheres de açúcar. Continuar a bater até que fiquem bem firmes e brilhantes.
Num tabuleiro rectangular, colocar uma folha de papel vegetal untado com um pouco de manteiga e colocar o preparado por cima espalhando-o bem.
Levar ao forno em lume brando cerca de 11 minutos.
Para o doce de ovos: Numa panela juntar as colheres de água e o açúcar até entrar em ebulição (cerca de 2 minutos). Deixar arrefecer um pouco e juntar as gemas batidas. Levar novamente ao lume mexendo até engrossar.

Montagem:

Cortar o Molotof em quatro partes. Num prato dispôr duas partes e espalhar um pouco de creme de ovos por cima, de seguida colocar as últimas duas partes por cima juntamente com mais creme de ovos.

Servir bem frio.

Bon Apetit 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolo de claras, aveia e maçã (Saudável)

Eu sei que o nome deste bolo é gigante! Mas teve de ser. Este bolo foi feito porque devido à  ocorrência de muitos pão de ló de Alfeizerão cá por casa, claras é o que não me faltam no congelador. Pus-me a pensar se existiria algum bolo de claras e aveia e não é que existe mesmo? Decidi logo pôr mãos à obra e tirando umas ideias daqui e dali surgiu este bolo com uma textura super húmida, fofa e para comer sem culpa. O que mais querem vocês? Coisinhas necessárias: ♥ 6 claras; ♥ 70g de manteiga; ♥ 85g de açúcar; ♥ 1 iogurte natural; ♥ 120g de farinha de aveia; ♥ 2 maçãs; ♥ 1 colher de fermento; ♥ 1 colher de chá de essência de baunilha; Começar por triturar os flocos de aveia no robô (se tiver farinha de aveia pode saltar esse passo). No robô, juntar a farinha de aveia, a manteiga derretida, o açúcar, o iogurte, o fermento, a essência de baunilha e as maçãs cortadas aos bocados. Triturar até formar uma massa homogénea. Numa taça bater as claras em castelo. Jun...

Folhado de frango, bacon, mozzarella e chouriço

Sinceramente não sabia bem que nome dar a esta receita pois é um misto de calzone com folhado, no entanto, sendo um ou outro não tira o quão delicioso ficou! Quem me segue sabe perfeitamente que não gosto de comida aquecida, se tiver de a comer tudo bem tem de ser, faço um esforço, mas se poder transformá-la em algo delicioso, sou a primeira a pôr as mãos na massa e inventar algo. Esta receita foi feita para aproveitar frango assado que sobrou do jantar do dia anterior, como aqueles peitos que quase ninguém come, um pedaço de bacon e chouriço esquecidos no frigorífico. E não é que ficou de comer e chorar por mais? A sério não deitem nada fora e inventem, reaproveitem e deliciem-se! Coisinhas necessárias: ♥ 1 base de massa folhada; ♥ 4 colheres de sopa de molho de tomate; ♥ 1 chouriço; ♥ 4 fatias de bacon; ♥ Restos de frango; ♥ 1 bola de queijo mozzarella; ♥ Sal, pimenta, oregãos, alho em pó  Suldouro - Navires  q.b; Começar por estender a massa folh...

Risoto de Cogumelos e queijo de cabra

Quem me conhece sabe que sou fã incondicional de queijos e quanto mais fortes melhor. Um dos meus queijos preferidos é o de cabra, gosto imenso de conjugar sabores com ele. ♥ 1 chávena e meia de arroz para risoto; ♥ 1 chávena de cogumelos frescos; ♥ 1 chávena de vinho branco; ♥ 1/2 cebola; ♥ 1 dente de alho; ♥ 1 litro de caldo de carne; ♥ Pimenta q.b; ♥ 200g de queijo de cabra; ♥ Queijo parmesão q.b; ♥ 1 colher de sopa de manteiga; Num tacho colocar um fio de azeite e levar uma cebola até ficar bem translúcida. Juntar o alho picado e o arroz a estalar. Adicionar os cogumelos. Juntar o vinho e deixar evaporar. Ir juntando caldo de carne até cobrir o arroz e deixar evaporar, repetir até o arroz estar al dente, mexendo sempre. Quando o arroz estiver cozido, ainda com um pouco de caldo, juntar o queijo de cabra e deixar derreter. Por fim, juntar o queijo parmesão ralado e a manteiga e mexer bem.  Servir logo de seguida. Dicas: ♥ Se não tiver caldo de carne caseiro, use 1 litro de água ...