segunda-feira, 12 de março de 2018

Pão super fácil


O que haverá de melhor do que uma pãozinho caseiro quentinho a sair do forno barrado com manteiga? Nadaaaaa! É das coisas que mais gosto, é pão caseiro quente. Eu sei o que estou a pensar: ah pois mas para fazer pão é preciso máquina de fazer o pão ou é preciso sujar as mãos e tenho de estar ali "45 horas" a amassar a massa bla bla bla!". Meus caros e se eu vos disser para esquecerem tudo o que sabem sobre a maneira de fazer pão e vos disser que encontrei uma receita em que apenas se suja um alguidar e uma colher de pau (Vá e as medidas, mas isto não conta) e ficam com as mãos limpinhas? E se eu vos disser também que a massa se conserva no frigorífico para irem fazendo ao longo dos dias os vossos pãezinhos quentinhos? Ah pois é! Agora consegui a vossa atenção não consegui? Então fiquem aí e vejam esta receita (inspirada daqui) tão simples que aposto que não vão resistir e vão a correr para a cozinha para a fazer.


Coisinhas necessárias:

♥ 6 chávenas de farinha;
♥ 3 chávenas de água morna;
♥ 1 saqueta de fermento fermipan;
♥ Sal q.b;

Num alguidar colocar a farinha e abrir um "buraco" no meio. Juntar a água morna. De seguida num canto juntar o fermento e no outro o sal ( não misturem os dois pois o fermento em contacto directo com o sal perde o efeito). Com uma colher de pau mexer bem até estar tudo bem envolvido.
A massa não fica dura, fica mole e ainda pode colar um pouco às mãos. Cobrir com um pano e deixar repousar cerca de duas horas (deixei repousar no forno desligado).
Passadas essas horas, pré-aquecer o forno a 190ºc, formar bolinhas com a massa passando por farinha para não colar às mãos e levar ao forno cerca de 20 minutos.
Simples não é? Agora é só dar asas à vossa imaginação!

Dicas:
♥ Utilizei a medida das chávenas de 250ml.







Bon Apetit!

2 comentários:

  1. Humm,bom aspeto!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu não posso com pão quente barrado com manteiga! Até fico irracional! Devoro um pão inteiro num ápice! Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixem opiniões, sugestões ou outros. A gerência agradece:)