Avançar para o conteúdo principal

Bolo Espelho [Mirror Cake]

Alô pequenos suspiros!
A receita que vos trago hoje, há já algum tempo que andava para experimentar e confesso que tinha algum receio de que não corresse muito bem. Embora tenha tido alguns percalços com uma parte da receita, decidi improvisar e saiu muito bem.
Só a base do bolo espelho é que não me agradou por isso não irei deixar a receita e deixarei em vez disso uma opção que sei que ficará muito bem.
É uma receita bastante extensa pelo que vos aconselho de ler atentamente antes de se aventurarem, mas não deixem de a fazer que vale mesmo a pena principalmente para se comer no verão porque acaba por ser uma receita bem fresquinha.

Ingredientes (mousse de frutos vermelhos):
♥ 200g de puré de frutos vermelhos;
♥ 200g de natas;
♥ 4 colheres de sopa de açúcar;
♥ 15g de gelatina em pó neutra;

Ingredientes (mousse de chocolate branco):
♥ 5 gemas;
♥ 140 ml de leite;
♥ 35g de açúcar + 75g de açúcar;
♥ 200g de chocolate branco;
♥ 20g de gelatina em pó neutra;
♥ 250ml de natas;

Ingredientes (base de bolo):
♥ 5 ovos;
♥ 4 colheres de sopa de açúcar;
♥ 3 colheres de sopa de chocolate em pó;
♥ 4 colheres de sopa de farinha;
♥ 1 colher de chá de fermento;

Para a mousse de frutos vermelhos:
Começar por hidratar a gelatina: numa malga colocar a gelatina em pó e juntar um pouco de água. Reservar.
Começar por preparar a mousse de frutos vermelhos. Se tiverem frutos vermelhos frescos basta juntá-los ao liquidificador e triturar passando à posteriori numa peneira. No meu caso eu tinha os frutos vermelhos congelados, pelo que os levei a um tacho até estarem bem descongelados, levei ao liquidificador, triturei e passei por uma peneira para retirar todas as grainhas. Ainda quente juntei a gelatina hidratada até dissolver. 
Na batedeira, começar por bater as natas em chantilly e juntar o açúcar. Envolver as natas no preparado de frutos vermelhos até estar bem homogéneo e levar o preparado num aro/forma forrado com papel aderente, levando ao congelador cerca de 2/3 horas ou até estar bem firme. (O aro/forma tem de ser mais pequena que a forma/aro que irão utilizar para a mousse de chocolate branco).

Para a base de bolo:
Numa taça separar as claras das gemas. Bater as claras em castelo e reservar.
Às gemas juntar o açúcar e bater até dobrar de volume. Juntar a farinha, o fermento e envolver. De seguida juntar o chocolate batendo até estar um creme homogéneo. Por fim, juntar as claras batidas em castelo e envolver.
Levar a um tabuleiro forrado com papel vegetal ou untado com manteiga e farinha cerca de 20/25 minutos a 180ºC.

Para a mousse de chocolate branco: numa taça colocar as gemas e juntar os 75g de açúcar e bater até estar um creme bem esbranquiçado.
Num tacho levar o leite e o restante açúcar a ferver. Temperar as gemas com um pouco do leite quente, mexer bem e voltar a colocar o preparado ao lume até engrossar.
Entretanto hidratar a gelatina.
Verter o preparado por cima do chocolate branco e mexer bem, juntando a gelatina hidratada para dissolver.
Bater as natas em chantilly e juntar um terço das natas no preparado do chocolate batendo até ficar homogéneo. Envolver delicadamente o restante das natas até ficar tudo bem envolvido.
Num aro/forma um pouco maior do que a utilizada na mousse de frutos vermelhos, verter 1/3 do preparado na forma, colocar a mousse de frutos vermelhos congelada no meio e colocar a restante mousse de chocolate branco por cima. Por fim, cortar do mesmo tamanho que o aro/forma o bolo preparado e colocar por cima da mousse de chocolate.
Levar ao congelador o máximo de tempo possível, de um dia para o outro será o ideal.

Ingredientes (Cobertura espelho):
♥ 200g de glucose;
♥ 300g de açúcar;
♥ 100ml de água;
♥ 25g de gelatina em pó neutra;
♥ 200g de leite condensado;
♥ 300g de chocolate branco;
♥ Corante vermelho;

Numa panela juntar a glucose, o açúcar e a água numa panela até começar a ferver. 
Hidratar a gelatina e reservar.
Numa taça juntar o leite condensado e o chocolate branco. Quando o primeiro preparado começar a ferver verter por cima do chocolate e do leite condensado. Acrescentar a gelatina hidratada e mexer bem até estar homogéneo. Juntar o corante vermelho e com uma varinha mágica triturar tudo. Passar o creme por um passador e deixar arrefecer um pouco (não em demasia para que não solidifique).
Retirar a mousse do congelador tirando a mousse do aro, colocar num suporte por cima de um tabuleiro e verter a cobertura por cima da mousse até cobrir toda a mousse.
Servir bem fresquinha!




Dicas:
♥ Utilizei um aro de 20cm de diâmetro pelo que a cobertura sobrou bastante. Poderão reduzia a metade. Como foi a primeira vez que fiz a receita não quis arriscar.
♥ A receita da mousse de chocolate branco e da cobertura foi adaptada daqui.
♥ Polvilhei com pó comestível dourado.
♥ Se a mousse tiver dificuldades em sair do aro, usem um maçarico para aquecer as bordas do aro que ela vai-se descolando.

~Bon Apetit~

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolo de claras, aveia e maçã (Saudável)

Eu sei que o nome deste bolo é gigante! Mas teve de ser. Este bolo foi feito porque devido à  ocorrência de muitos pão de ló de Alfeizerão cá por casa, claras é o que não me faltam no congelador. Pus-me a pensar se existiria algum bolo de claras e aveia e não é que existe mesmo? Decidi logo pôr mãos à obra e tirando umas ideias daqui e dali surgiu este bolo com uma textura super húmida, fofa e para comer sem culpa. O que mais querem vocês? Coisinhas necessárias: ♥ 6 claras; ♥ 70g de manteiga; ♥ 85g de açúcar; ♥ 1 iogurte natural; ♥ 120g de farinha de aveia; ♥ 2 maçãs; ♥ 1 colher de fermento; ♥ 1 colher de chá de essência de baunilha; Começar por triturar os flocos de aveia no robô (se tiver farinha de aveia pode saltar esse passo). No robô, juntar a farinha de aveia, a manteiga derretida, o açúcar, o iogurte, o fermento, a essência de baunilha e as maçãs cortadas aos bocados. Triturar até formar uma massa homogénea. Numa taça bater as claras em castelo. Juntar

Suspiros de merengue Suiço

Começo por dizer que adoro suspiros, nem sou de comer muitos doces embora seja algo que adoro fazer, mas estes suspiros, M-E-U D-E-U-S! Uma pessoa come um e quando pisca um olho já se foram uns 10. Uma tentação!  Podem ser usados em decorações de bolos, sobremesas ou simplesmente comidos assim, simples que nem eles. A receita retirei deste blog coloquei apenas uma essência de baunilha mas vocês podem colocar qualquer essência de que gostem. Ingredientes: ♥  150g de claras de ovos; ♥  300g de açúcar; ♥  1 colher de chá de sumo de limão; ♥  1 colher de chá de essência de baunilha; Começar por juntar as claras com o açúcar e em banho maria, sem deixar cozer as claras, ir mexendo até o açúcar ficar completamente dissolvido. Quando não sentir mais nenhum grão de açúcar, levar à batedeira e bater na velocidade máxima, juntar o limão e a essência de baunilha e bater até que o merengue fique frio. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, com a ajuda de um saco pa

Massa de pizza do Jamie Oliver

Na minha busca por uma massa de pizza rápida e estaladiça, surgiu-me esta do Jamie Oliver . Foi realmente uma óptima experiência, a massa fica crocante e deliciosa.  E a receita? Essa é super simples e rápida! Coisinhas necessárias: ♥ 250g de farinha; ♥ 125ml de água morna; ♥ Sal q.b; ♥ 1 fio de azeite; ♥ 1 colher de chá de fermento; Num processador juntar os ingredientes até formar uma massa homogénea. Retirar a massa do processador e amassar até formar uma massa lisa. Acrescentar farinha caso esta cole às mãos. Depois basta esticar bem fininha e levar ao forno com a guarnição que mais goste. Nesta acrescentei molho de tomate, cogumelos frescos, bacon, chouriço, pimento, azeitonas e queijo ralado. Bon Apetit!