Avançar para o conteúdo principal

Dicas de uma desastrada #4

Linguagem da cozinha


Muitas pessoas perguntam o que significa al dente, ou qual é a diferença entre bater um bolo ou envolver. A partir de agora não se preocupem, as vossas dúvidas vão ser todas esclarecidas, chega de ficar desesperada à frente de uma receita por não perceber um termo utilizado.
Trago-vos alguns dos termos principais utilizados na cozinha, é claro que existem imensos, por isso deixo-vos apenas os essenciais.

AL DENTE - Termo italiano que é utilizado principalmente na confecção de massa, em que ao morder a massa oferece uma leve resistência sem estar muito mole.

ALOIRAR - Saltear rapidamente em gordura previamente aquecida ou levar um preparado ao forno, salamandra ou gratinado com a finalidade de lhe conferir uma tonalidade dourada à superficie.

AMANHAR - Preparar o peixe, escamar e esviscerar para posteriormente ser utilizado.

AMASSAR - Trabalhar uma massa de forma a adicionar ar à massa, para que este possa obter o oxigénio necessário para levedar a massa.

APARAR - Cortar as extremidades de um alimento para lhe conferir um aspecto mais apelativo. por exemplo: batatas, maçãs etc.

APURAR - Acentuar o paladar de um molho através da redução do volume de um líquido.

ASSAR - Submeter um alimento a uma determinada temperatura no forno.

BARRAR - Cobrir com uma camada relativamente espessa.

BATER - Emulsionar qualquer elemento utilizando insistentemente um garfo, colher, batedor de arama, batedeira etc.

CALDA - Mistura de água ou de qualquer sumo de fruta com uma determinada quantidade de açúcar e submetido a aquecimento.

COZER - O produto deve ficar submerso em água e deixar ferver.

ESTUFAR - Método de confecção que consiste em sujeitar um produto a uma acção calorífica, ao qual será adicionado uma pequena quantidade de água, utilizando preferencialmente os sucos do próprio alimento. Esta confecção realiza-se num tacho ou caçarola de ferro o qual deverá estar tapado, num processo longo e demorado em que o objectivo principal é confeccioná-lo lentamente, para que os aromas não se dissipem e a estrutura celular do produto utilizado não se rompa no decorrer do processo, guardando assim todos os sucos do alimento no seu interior e valorizando a textura do preparado.

FRITAR - Processo de confecção que consiste em submergir um alimento em gordura abundante pré-aquecida.

GRATINAR -  Utiliza-se para derreter o queijo que se coloca sobre os preparados, ou formar uma crosta ou dar cor a um molho. 

GRELHAR - O produto é colocado sobre uma grelha ou chapa, lisa ou frisada a uma temperatura de 180ºC a 185ºC, previamente passado por uma quantidade mínima de gordura. o produto só deverá ser virado uma única vez, mantendo-se assim até à conclusão do processo.

GUISAR - Processo de confecção que implica uma percentagem grande de adição de água, caldo ou líquido. Normalmente a este processo estão associados inicialmente um estufado e posteriormente um guisado.

ENVOLVER - processo  em que se adiciona uma substância ou alimento a um preparado, por exemplo massa de um bolo, e com uma espátula envolver para que tudo esteja homogéneo.

[Cortar em] JULIANA - Método de cortar legumes de modo a que fiquem palitosmuito finos.

POLVILHAR  - Espalhar em forma de chuva, farinha, pão ralado, salsa, pimenta, canela ou  queijo ralado sobre o produto.

REFOGAR - Frigir a cebolae alho em azeitequente ou outra gordura.

Podem encontrar outros termos aqui.
Qualquer dúvida  ou sugestão não hesitem em deixar comentários.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolo de claras, aveia e maçã (Saudável)

Eu sei que o nome deste bolo é gigante! Mas teve de ser. Este bolo foi feito porque devido à  ocorrência de muitos pão de ló de Alfeizerão cá por casa, claras é o que não me faltam no congelador. Pus-me a pensar se existiria algum bolo de claras e aveia e não é que existe mesmo? Decidi logo pôr mãos à obra e tirando umas ideias daqui e dali surgiu este bolo com uma textura super húmida, fofa e para comer sem culpa. O que mais querem vocês? Coisinhas necessárias: ♥ 6 claras; ♥ 70g de manteiga; ♥ 85g de açúcar; ♥ 1 iogurte natural; ♥ 120g de farinha de aveia; ♥ 2 maçãs; ♥ 1 colher de fermento; ♥ 1 colher de chá de essência de baunilha; Começar por triturar os flocos de aveia no robô (se tiver farinha de aveia pode saltar esse passo). No robô, juntar a farinha de aveia, a manteiga derretida, o açúcar, o iogurte, o fermento, a essência de baunilha e as maçãs cortadas aos bocados. Triturar até formar uma massa homogénea. Numa taça bater as claras em castelo. Jun...

Folhado de frango, bacon, mozzarella e chouriço

Sinceramente não sabia bem que nome dar a esta receita pois é um misto de calzone com folhado, no entanto, sendo um ou outro não tira o quão delicioso ficou! Quem me segue sabe perfeitamente que não gosto de comida aquecida, se tiver de a comer tudo bem tem de ser, faço um esforço, mas se poder transformá-la em algo delicioso, sou a primeira a pôr as mãos na massa e inventar algo. Esta receita foi feita para aproveitar frango assado que sobrou do jantar do dia anterior, como aqueles peitos que quase ninguém come, um pedaço de bacon e chouriço esquecidos no frigorífico. E não é que ficou de comer e chorar por mais? A sério não deitem nada fora e inventem, reaproveitem e deliciem-se! Coisinhas necessárias: ♥ 1 base de massa folhada; ♥ 4 colheres de sopa de molho de tomate; ♥ 1 chouriço; ♥ 4 fatias de bacon; ♥ Restos de frango; ♥ 1 bola de queijo mozzarella; ♥ Sal, pimenta, oregãos, alho em pó  Suldouro - Navires  q.b; Começar por estender a massa folh...

Risoto de Cogumelos e queijo de cabra

Quem me conhece sabe que sou fã incondicional de queijos e quanto mais fortes melhor. Um dos meus queijos preferidos é o de cabra, gosto imenso de conjugar sabores com ele. ♥ 1 chávena e meia de arroz para risoto; ♥ 1 chávena de cogumelos frescos; ♥ 1 chávena de vinho branco; ♥ 1/2 cebola; ♥ 1 dente de alho; ♥ 1 litro de caldo de carne; ♥ Pimenta q.b; ♥ 200g de queijo de cabra; ♥ Queijo parmesão q.b; ♥ 1 colher de sopa de manteiga; Num tacho colocar um fio de azeite e levar uma cebola até ficar bem translúcida. Juntar o alho picado e o arroz a estalar. Adicionar os cogumelos. Juntar o vinho e deixar evaporar. Ir juntando caldo de carne até cobrir o arroz e deixar evaporar, repetir até o arroz estar al dente, mexendo sempre. Quando o arroz estiver cozido, ainda com um pouco de caldo, juntar o queijo de cabra e deixar derreter. Por fim, juntar o queijo parmesão ralado e a manteiga e mexer bem.  Servir logo de seguida. Dicas: ♥ Se não tiver caldo de carne caseiro, use 1 litro de água ...