sábado, 20 de janeiro de 2018

Massa caseira - Raviolis e Taglietelli

Alô pessoas lindas!
Hoje trago-vos uma experiência que correu muito bem - raviolis e tagliatelli . Pois é, aqui a Desastrada aventurou-se a fazer massa caseirinha e fez um 2 em 1!! E não é que ficou muito bom? E não é tão difícil quanto parece!
Durante a confecção tirei algumas fotos para vos mostrar o passo-a-passo.

Coisinhas necessárias (massa):

♥ 3 ovos;
♥ 300g de farinha;
♥ sal q.b;



1- Começar por colocar a farinha numa taça e fazer uma espécie de buraco no meio e colocar os ovos. À volta, por cima da farinha colocar o sal.
Aos pouquinhos, com um garfo ir mexendo os ovos juntando aos poucos a farinha.




2- Quando estiver uma massa quase homogénea, colocar farinha numa superfície lisa e começar a amassar. A massa estará pronta quando estiver lisinha e não colar às mãos. Podem acrescentar farinha se estiver a colar muito.
3- Colocar no frigorífico pelo menos durante 30 minutos.


4- Quando a massa tiver repousado, retirar do frigorífico e cortar em 4 partes. Com uma das partes esticar com um rolo só para que fique do tamanho ideal para começar a esticar na máquina de esticar massas e começar a esticar pouco a pouco começando na posição mas grossa e acabando na posição mais fina da máquina. Fazer o mesmo processo com todas as partes da massa.


5- Quando estiver bem fininha, ajeitar com um cortador de pizza ou uma faca para formar umas placas. Para fazer raviolis colocar o recheio desejado no meio e colocar outra placa por cima pressionando bem para que o recheio não saia. (Receitas dos raviolis num próximo post)


6- Cortar os raviolis aos quadrados e pressionar com um garfo as laterais para que o recheio fique bem condicionado. Enfarinhar e deixar secar alguns minutos.
Para a cozedura, basta ferver água e colocar os raviolis e deixar cerca de 2/3 minutos.


Podem também fazer tagliatelli como acima indicado, para isso basta cortar tiras da massa que deve estar igualmente fininha, passar por farinha, formar pequenos ninhos, enfarinhar e deixar a secar num pano.
Et voilá! Fácil não é? Agora basta usarem a imaginação e fazerem os recheios que mais gostarem. Num próximo post trago-vos uma receita para o recheio destas pequenas maravilhas.
Fiquem desse lado!

Bon Apetit!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem opiniões, sugestões ou outros. A gerência agradece:)