quarta-feira, 8 de julho de 2015

Lasanha de courgette

Quem me conhece sabe que adoro tudo o que tenha a ver com comida italiana (acho que numa outra vida devo ter sido mesmo italiana!), adoro uma boa pizza caseira, uma boa lasanha, então massa nem se fala, morro por um bom prato de massa!
Mas voltando à receita que é para isto que estou aqui, já há alguns dias que tinha no frigorífico uma courgette enorme e não sabia o que havia de lhe fazer, nem de propósito ontem descobri o blog  Recanto com tempero onde tinha a receita de uma lasanha de courgette! Adorei a ideia e decidi experimentar, modifiquei e acrescentei algumas coisas e acho que ficou deliciosa.

Coisinhas necessárias:

♥ 1 cebola pequena;
♥ 2 dentes de alho picados;
♥ 600g de carne picada de vitela;
♥ Molho de tomate q.b;
♥ 1/2 Cerveja;
♥ Sal, pimenta, louro, oregãos
♥ Queijo emental para gratinar
♥ 1 fio de azeite;
♥ 1 courgette grande;
♥ Queijo emental ralado;

Coisinhas necessárias para o molho bechamel:

♥ 700 ml de leite;
♥ 1 colher de sopa de maizena;
1 colher de sopa de manteiga;
♥ Sal, pimenta;

Comece por preparar a courgette, corte-a em fatias finas, coloque-as num prato com sal e papel de cozinha absorvente para que absorve alguma água.
Numa frigideira funda levar a cebola, o fio de azeite e o alho a dourarem, acrescentar a carne picada e deixar cozer. Quando estiver quase pronta acrescente o molho de tomate juntamente com a cerveja e os temperos a gosto, deixe apurar.
Entretanto prepare o molho bechamel: numa panela juntar o leite e a manteiga e levar a lume brando até que a manteiga esteja derretida. Juntar a maizena, o sal e a pimenta e mexer até engrossar.
Por fim é só fazer a montagem, num pirex colocar um pouco de molho bechamel, rodelas de courgette, carne picada e molho bechamel, repetir o processo até os ingredientes terminarem.
Terminar com uma camada de bechamel e queijo emental ralado.
Levar ao forno em lume médio cerca de 20 a 30 minutos ou até o queijo estar gratinado.

Dicas:
♥ Ao colocarem a courgette com sal e com papel de cozinha absorvente, vai fazer com a courguette ao cozer não liberte tanta água, portanto quanto mais cedo a colocarem assim melhor.
♥ Podem ver a receita original aqui.
♥ Coloquem num pirex onde fique um pouco de espaço porque como tem muito molho e a courgette liberta um pouco de água pode provocar um "vulcão" de molho de tomate e bechamel!

Bon Apetit ☼

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem opiniões, sugestões ou outros. A gerência agradece:)