Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens com a etiqueta Pão de ló

Pão de ló

Ás vezes as receitas mais simples são as melhores. Este bolo deve ser mesmo daqueles que fazem parte da infância de toda a gente. Gosto de o fazer de vez em quando, sabe bem acompanhado de um chá ou mesmo barrado com manteiga (eu sei que sou estranha, mas juro-vos que é bom!). Deixo-vos então com a receita deste maravilhoso pão de ló, simples que nem ele:

Coisinhas necessárias:
♥ 12 ovos; ♥ 11 colheres de sopa de açúcar; ♥ 12 colheres de sopa de farinha; ♥ 1 colher de chá de fermento;
Começar por bater as gemas com o açúcar cerca de 7/8 minutos até estas dobrarem de volume. Juntar a farinha e o fermento e envolver muito bem.  Por fim juntar as claras em castelo e levar ao forno numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha ou untada com spray desmodelante cerca de 30/35 minutos.



Dicas: ♥ Podem juntar por exemplo raspas de laranja ou de limão ou mesmo essência de baunilha para lhe dar outro gosto.
Bon Apetit!

Pão-de-ló com morangos e chantilly

Este é talvez dos bolos mais pedidos aqui no estaminé, quando há um aniversário na família, toca a pedirem este bolo e resulta sempre. Todos adoram!
Hoje deixo-vos aqui a receita, tão simples que nem vão acreditar!


Coisinhas necessárias:
♥ 12 ovos; ♥ 12 colheres de sopa de açúcar;  ♥ 12 colheres de sopa de farinha; ♥ 1 colher de chá de fermento; ♥ 1 colher de chá de essência de baunilha;
♥ 1 kg de morangos; ♥ 2 pacotes de natas; ♥ 3 colheres de sopa de açúcar;
Numa taça bater começar a bater as claras em castelo. Reservar. Bater as gemas com o açúcar cerca dee 5/7 minutos até as gemas dobrarem de volume, Juntar a farinha e o fermento e bater. Juntar a essência de baunilha. Por fim envolver as claras em castelo. Separar a massa do bolo em duas formas untadas com spray desmodelante ou manteiga e farinha e levar ao forno pré-aquecido a 180ºc cerca de 30 minutos ou até estar pronto.
Quando o bolo estiver pronto, deixar arrefecer. Entretanto lavar e cortar os morangos aos pedaços e reservar.  Começar a ba…

Pão de ló de Alfeizerão II

Não resisti e tive de voltar a fazê-lo, desta vez utilizei uma forma para bolos e ficou deliciosooooo!!
Ora atentem nestas fotos:




A receita a mesma que aqui, só que em vez de dividir a massa em formas coloquei tudo numa. Outra coisa, este ficou 8 minutos no forno, achei o suficiente, mas para a próxima irei tentar deixar apenas 7. Quanto mais cremoso melhor certo? (Gulosaaaaaaaaaaaaaaa) A cor amarelinha foi dos ovos caseiros, ficou ou não ficou uma maravilha?

Pão de ló de Alfeizerão

Já há algum tempo que andava para fazer este pão de ló, já o tinha visto várias vezes mas nunca tinha experimentado. Como sabem a minha batedeira faleceu, mas a minha mãe conseguiu encontrar uma velhinha lá por casa que ainda está para as curvas, para verem o quão velha é, só têm 3 velocidades e a terceira não é assim tão rápida! :p Mas por enquanto serve. O que é óptimo porque assim volto ao activo.
Voltando ao pão de ló e que tem tudo a ver com o que eu estava a dizer, como estamos na altura da Pascoa lembrei-me de o fazer e ficou delicioso! Passou a ser dos meus "Pães de ló?" "Pão de lós?!" preferidos.




Coisinhas necessárias:
♥ 6 gemas; ♥ 2 ovos inteiros; ♥ 120g de açúcar; ♥ 50g de farinha; ♥ 1 colher de chá de fermento;
Começar por bater as gemas, os ovos inteiros e o açúcar com uma batedeira, cerca de 10 minutos, ou até o volume do creme dobrar e ficar um creme fofo e esbranquiçado. Acrescentar a farinha e o fermento envolvendo delicadamente, sem bater. Levar a formas fo…