Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens com a etiqueta Pão

Hambúrgueres com cebola caramelizada e molho de iogurte

Alô pessoas! Hoje trago-vos uns hambúrgueres totalmente caseiros, desde o pão ao molho. Sabores caseiros não há melhor não acham? Para quem está a pensar: "ai mas eu tenho de fazer o pão? E também o molho? Isso demora imenso tempo!", minha gente demora um pouco é verdade, mas o resultado final vale muito a pena. E neste processo o que demora um pouco mais é o pão, no entanto se tiverem uma máquina de fazer o pão basta colocar tudo lá para dentro, carregar no botãozinho e puff têm um pão em três tempos que nada se compara com os de compra. Façam lá um esforçozinho e depois digam-me se não valeu a pena. Já aqui tinha feito o pão de hambúrguer e posso dizer-vos que não abdico deste receita por nada.
Coisinhas necessárias (Pão):
♥ 1 chávena de leite;
♥ 1/2 chávena de água;
♥ 1 colher de sopa de açúcar;
♥ 1/4 de chávena de manteiga;
♥ 1 ovo;
♥ 4 chávenas e meia de farinha;
♥ 2 e 1/4 colheres de chá de fermento biológico seco Fermipan;
♥ 1 colher de chá de sal;
Coisinhas necessárias:
♥ 4 ha…

A Desastrada experimentou e comentou #13

Como sabem adoro experimentar restaurantes novos e conhecer novos sítios. O que é certo é que tenho tido bastante sorte pois aqui no distrito de Vila Real ultimamente têm aberto bastantes espaços novos. O último a que fomos foi a uma nova pizzaria que abriu em Sabrosa chamada Malagueta.  O primeiro ponto: adorei o nome! Super original assim como o logótipo.  Já conhecia o espaço onde era também uma pizzaria anteriormente, mas quando entrei no espaço pensei: "Isto não é o mesmo local, não pode!", o espaço sofreu bastantes obras e conseguiram criar um espaço bastante original e com uma decoração espetacular, para não falar da esplanada existente na parte de trás que é lindíssima mas que infelizmente não pudemos usufruir devido ao mau tempo, mas que vai fazer as delícias de muita gente no verão.




Depois de tanto espanto pelo espaço e pela decoração fomos encaminhados para uma sala de dentro e pelo caminho é possível ver-se a cozinha e toda a confeção das pizzas e iguarias. Na m…

Pão super fácil

O que haverá de melhor do que uma pãozinho caseiro quentinho a sair do forno barrado com manteiga? Nadaaaaa! É das coisas que mais gosto, é pão caseiro quente. Eu sei o que estou a pensar: ah pois mas para fazer pão é preciso máquina de fazer o pão ou é preciso sujar as mãos e tenho de estar ali "45 horas" a amassar a massa bla bla bla!". Meus caros e se eu vos disser para esquecerem tudo o que sabem sobre a maneira de fazer pão e vos disser que encontrei uma receita em que apenas se suja um alguidar e uma colher de pau (Vá e as medidas, mas isto não conta) e ficam com as mãos limpinhas? E se eu vos disser também que a massa se conserva no frigorífico para irem fazendo ao longo dos dias os vossos pãezinhos quentinhos? Ah pois é! Agora consegui a vossa atenção não consegui? Então fiquem aí e vejam esta receita (inspirada daqui) tão simples que aposto que não vão resistir e vão a correr para a cozinha para a fazer.


Coisinhas necessárias:

♥ 6 chávenas de farinha;
♥ 3 chávenas…

Pão de hambúrguer

E que melhor do que uns belos hambúrgueres para um jantarinho? Se forem caseiros então, ainda melhor!
Eu fiz o pão de hambúrguer e tenho a dizer-vos que nunca mais compro daqueles embalados, este dá 1000 a 0 aos embalados. Experimentem a sério que vão adorar!




Coisinhas necessárias:

♥ 1 chávena de leite;
♥ 1/2 chávena de água;
♥ 1 colher de sopa de açúcar;
♥ 1/4 de chávena de manteiga;
♥ 1 ovo;
♥ 4 chávenas e meia de farinha;
♥ 2 e 1/4 colheres de chá de fermento biológico seco Fermipan;
♥ 1 colher de chá de sal;

Na cuba da MFP colocar todos os ingredientes pela ordem acima indicada e programar para "amassar/levedar", na minha máquina é o programa 6.
Quando o programa acabar, fazer bolinhas de tamanhos iguais e dispôr num tabuleiro, deixando algum espaço entre cada uma.
Cobrir com um pano e deixar levedar por mais 30 minutos.
Pincelar os pães com gema de ovo e cobrir com sementes de sésamo.
Por fim levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 15 minutos.

Dicas:
♥ Receita adaptada daqui.
Bon Ape…

Baguete

E quando vamos comer pão e afinal não há?! Não vos chateia esta situação? Foi o que me aconteceu um dia destes na minha cozinha. Precisava mesmo de pão para à hora de jantar que já se estava a aproximar, não tinha tempo para ir buscar nem para fazer aquele que leva 2 horas a levedar. Mas não me deixei ficar!! Fui em busca de uma receita que fosse rápida e ao mesmo tempo deliciosa, e não é que encontrei mesmo?
A receita original é feita na Yammi mas eu adaptei para a MFP, o pão fica tão fofo por dentro e com uma crosta muito estaladiça. Comida quente é tãooo bom!




Coisinhas necessárias:
♥ 300 ml de água; ♥ 500g de farinha; ♥ 1 saqueta de fermento Fermipan; ♥ 1 colher de chá de sal; ♥ 1 colher de chá de açúcar;
Na MFP colocar todos os ingredientes pela ordem acima descrita e programar no modo "amassar", demora cerca de 30 minutos. Quando o programa tiver acabado retirar a massa e moldar em forma de baguetes. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºc e deixar cerca de 15/20 minutos ou até o pão…

Hot Cross Buns - Sweet World

Mais uma vez decidi participar no desafio Sweet World da Lia do blog Lemon & Vanilla e da Susana do blog Basta cheio.
Para este desafio poderíamos escolher entre duas receitas: o Hot cross buns ou o Simmel Cake. Como estamos na época da Páscoa optei pelo primeiro, apesar de algumas modificações ficou divinal, todos adoraram e desapareceu num instante. Esta receita é tradicional da Pascoa no Reino Unido e achei-a tão interessante que decidi reproduzi-la, claro está, à minha maneira.
Inspirei-me pela primeira receita da Lia aqui. Mas a minha versão leva apenas as raspas de laranja, chocolate de leite e chocolate branco.





Coisinhas necessárias (massa):
♥ 225 ml de leite meio gordo;
♥ 50g de manteiga;
♥ 1 ovo grande;
♥ 450g de farinha;
♥ 2 colheres de chá de fermento seco Fermipan;
♥ 50g de açúcar amarelo;
♥ Raspas de 1 laranja;

Coisinhas necessárias (Cruzes):

♥ 2 colheres de sopa de farinha;
♥ 5 colheres de sopa de água;

Coisinhas necessárias (recheio):

♥ Chocolate de leite picado q.b;
♥ Chocolate br…

Pão com chouriço

Alô meus amores! Confessem lá: também não resistem a um bom pão com chouriço? Então esta receita é para vocês!
O pão fica fofo por dentro e estaladiço por fora, uma tentação!


Coisinhas necessárias:
♥ 300 ml de água; ♥ 1 ovo; ♥ 10g de manteiga; ♥ 9g de sal; ♥ 10g de açúcar; ♥ 500g de farinha; ♥ 1 saqueta de fermento seco Fermipan; ♥ 2 chouriços cortados às rodelas finas;
Colocar todos os ingredientes (menos o chouriço) pela ordem indicada acima na MFP. Programar a máquina para amassar e levedar. Quando a massa estiver pronta, colocar na bancada enfarinhada esticar da forma desejada e colocar o chouriço no meio enrolando.  Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos.
Dicas: ♥ Eu fiz várias formas: bolas e baguetes. ♥ A massa fico um pouco pegajosa, mas ao colocar farinha nas mãos e na bancada resultou. ♥ A receita foi retirada do blog Desastres Culinários.

Pain perdu com maçã caramelizada

Boa noite pessoas :)
Hoje trago-vos uma receita inspirada num programa do Gordan Ramsay. Hoje estava a ver o programa na TVI ficção e fiquei com muita vontade de experimentar a receita, por isso tive de ir para a cozinha e pôr mãos à obra. São uma espécie de rabanadas mas sem aquela gordura típica que costumam ficar por causa do óleo.
A maçã dá um toque doce e caramelizada ao pain perdu, acho que a receita é óptima para um pequeno almoço ou um lanche acompanhado de um chá de frutos vermelhos ou limão. E o principal é que são óptimas para aproveitar pão duro.



Coisinhas necessárias:

♥ Metade de uma baguete ;
♥ 3 ovos;
♥ 6 colheres de sopa de leite;
♥ 3 maçãs;
♥ Açúcar q.b;
♥ 3 colheres de sopa de água;
♥ 1 fio de óleo;
♥ Manteiga;
♥ Açúcar baunilha;

Começar por preparar o pain perdu: num prato fundo juntar os ovos, as colheres de açúcar e o açúcar e mexer. Cortar a baguete em fatias nem muito grossas nem muito finas e passa-las na mistura de ovos. Numa frigideira colocar 1 fio de azeite …