Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens com a etiqueta Massa folhada

Folhado de frango, bacon, mozzarella e chouriço

Sinceramente não sabia bem que nome dar a esta receita pois é um misto de calzone com folhado, no entanto, sendo um ou outro não tira o quão delicioso ficou! Quem me segue sabe perfeitamente que não gosto de comida aquecida, se tiver de a comer tudo bem tem de ser, faço um esforço, mas se poder transformá-la em algo delicioso, sou a primeira a pôr as mãos na massa e inventar algo. Esta receita foi feita para aproveitar frango assado que sobrou do jantar do dia anterior, como aqueles peitos que quase ninguém come, um pedaço de bacon e chouriço esquecidos no frigorífico. E não é que ficou de comer e chorar por mais? A sério não deitem nada fora e inventem, reaproveitem e deliciem-se!




Coisinhas necessárias:

♥ 1 base de massa folhada;
♥ 4 colheres de sopa de molho de tomate;
♥ 1 chouriço;
♥ 4 fatias de bacon;
♥ Restos de frango;
♥ 1 bola de queijo mozzarella;
♥ Sal, pimenta, oregãos, alho em pó Suldouro - Navires q.b;

Começar por estender a massa folhada e esticar mais um pouco com o rolo para torn…

Folhado de lombo de porco com queijo de cabra

Digam-me que não sou a única que detesta comida aquecida por favor! A sério, não suporto, se a tiver tenho de a comer mas tento ao máximo nunca me sobrar nada, juro-vos que prefiro cozinhar todos os dias. Serei louca? Pensam vocês! A sério! Tenho sempre na minha mente uma colega minha que quase só cozinhava uma vez por semana, fazia comida para 3/4 dias, era só aquecer, aquilo metia-me espécie. Desculpem 'ta! Não é defeito, é feitio.
"Então mulher que fazes tu quando te sobra comida? Deitas foraaaa?!?!!?!?!" perguntam vocês (atentem aos pontos de exclamação e interrogação, vocês estão mesmo escandalizados :p ). A resposta é sim, vai tudo para o lixo... Estou só a brincar, não vai nada! Simplesmente tento inventar para que se tornem novas comidas e que não tenha aquele sabor a "aquecido" se é que isso existe.
Foi o que aconteceu a umas fatias de lombo assado que tinha cá por casa do jantar de domingo, transformaram-se num delicioso folhado de lombo de porco com qu…

Folhados de Salsicha

O outro dia a Filipa Gomes do "Prato do Dia" fez uns folhados de salsicha com ótimo aspecto e fiquei com a nota mental que deveria fazê-los um dia destes.
A semana passada comprei massa folhada para fazer uma receita que tinha em mente mas que acabei por não pôr em prática e a foi ficando assim a massa folhada triste e abandonada no frigorífico. Até que hoje, não sabia o que haveria de fazer para o jantar e lembrei-me que tinha salsichas frescas congeladas (ahah sentiram?!), mas não me apetecia comê-las grelhadas, apetecia-me algo diferente. Foi então que me lembrei da tal receita da Filipa Gomes, peguei no básico da receita dela que basicamente era a massa folhada e a salsicha e acrescentei o que tinha no frigorífico e que achei que ficasse bem. O resultado? DELICIOSOOO! Ora vejam lá se não dá logo água na boca?





Coisinhas necessárias:

♥ 1 massa folhada;
♥ 2 salsichas frescas de porco;
♥ 2 fatias de bacon;
♥ 2 colheres de sopa de queijo emmental ralado;
♥ 1 colher de sopa de mostar…

Palmiers de presunto e queijo

Este mês é sinónimo de aniversários cá em casa e por isso sinonimo também de festa e pessoas cá em casa. Para alimentar o pessoal decidi inspirar-me numa receita que vi no programa do 24 kitchen no Prato do dia e saiu esta delícia.


Coisinhas necessárias:
♥ 1 massa folhada; ♥ 4 fatias de presunto; ♥ Queijo ralado (eu usei cheddar);
Numa massa folhada redonda corta as bordas de forma a que fique um quadrado, espalhar o queijo ralado e as fatias de presunto. Enrolar de um lado até meio e fazer o mesmo do outro lado. Cortar em fatias e levar ao forno num tabuleiro. Quando estiverem douradinhos estão prontos para servir.
Dicas: ♥ Podem comprar massa folhada já em forma quadrada eu fiz com a que tinha em casa. ♥ Podem usar outro tipo de queijo mas não convém que seja amanteigada, usem um queijo mais curado. ♥ Podem ser comidos quentinhos ou frios.
Bon Apetit ☼

Galette des rois

Nesta época do ano o que mais se vende são os bolos reis, mas pessoalmente não gosto por causa dos frutos secos e cristalizados. Sendo assim, este ano decidi fazer algo diferente que variasse do tradicional bolo rei.
Para quem não sabe, a galette des rois é uma espécie de tarte de origem francesa e é comida todos os anos por esta altura tal como o nosso bolo rei. Durante alguns anos da minha infância, esta iguaria fez parte da minha mesa de Natal e sempre gostei bastante. Mas agora, parece que são diferentes das que comia há uns anos atrás. Por isso, decidi fazer uma e tenho-vos a dizer que ficou melhor do que qualquer uma que se compra hoje em dia em qualquer supermercado na França, o resultado lembrou-me as que eu comia quando era pequenina.


Coisinhas necessárias:
♥ 2 placas de massa folhada; ♥ 125g de amêndoa em pó; ♥ 125g açúcar em pó; ♥ 2 ovos; ♥ 100g de manteiga derretida; ♥ 1 colher de sopa de essência de amêndoa; ♥ 1 gema para pincelar;


Misturar todos os ingredientes. Numa form…