Avançar para o conteúdo principal

Tarte de maçã, mirtilos e vinho do Porto

A minha sexta-feira foi muito atribulada, entre trabalho, bolo de aniversário e jantar de família aqui em casa, não parei, foi o dia todo numa correria. Depois de fazer o bolo de aniversário (que vos mostrarei mais tarde), tinha pouco tempo para fazer uma sobremesa requintada para o jantar, olhei para o frigorífico e tinha uns mirtilos que estavam a estragar-se, na fruteira estavam maçãs que tinham de ser utilizadas, pensei um pouco e decidi fazer uma tarte de maçã e mirtilos, mas não me soava assim muito bem, faltava-me algo, então decidi inventar um pouco e juntar vinho do Porto, afinal se ficasse mal, o máximo que poderia acontecer era não se comer! 
Quando saiu do forno, o cheirinho da tarte inundou a cozinha de tal maneira que acreditei que ficasse muito boa. E de facto ficou, quando foi para a mesa não sobrou nem uma migalhinha para amostra!








 



Coisinhas necessárias (massa):

♥ 380g de farinha;
♥ 2 colheres de sopa de açúcar em pó;
♥ 1 pitada de sal;
♥ 1 ovo;
♥ 150g manteiga fria;
♥ 1/2 colher de chá de essência de baunilha;
♥ 1 colher de chá de sumo de limão;
♥ 80 ml água gelada;

Coisinhas necessárias (Recheio):

♥ 4 ovos;
♥ 1 chávena de leite;
♥ Cerca de 4 colheres de sopa de açúcar;
♥ 3 colheres de sopa de vinho do Porto;
♥ 4 maçãs;
♥ 100g de mirtilos;

Começar por fazer a massa: numa taça, juntar a farinha, o açúcar e o sal e misturar. De seguido colocar a manteiga, o ovo, o sumo de limão e a essência de baunilha começar a amassar a com as mãos. Ir juntando a água gelada aos poucos até formar uma bola homogénea que não cole às mãos.
Envolver em película aderente e reservar no frigorífico cerca de 30 minutos.

Entretanto descascar e descaroçar as maçãs. Cortar às fatias.
Quando a massa estiver pronta, estender com o rolo da massa e colocar na forma untada com spray desmoldante. Dispôr as maçãs e os mirtilos por cima da base e reservar.
Por fim fazer o recheio: juntar os ovos, o açúcar, o leite e o vinho do Porto e misturar bem até formar um líquido homogéneo. 
Colocar o recheio por cima da tarte e levar ao forno pré-aquecido a 180ºc cerca de 30 minutos ou até o creme estar consistente. 

Dicas:
♥ O recheio é muito líquido, não se assustem que depois estando no forno ele fica consistente.
♥ As medidas do recheio são muito a olho, mas provem quando o fizerem, tem de ficar docinho e a saber um pouco a vinho do porto.
♥ A receita original da massa da tarte foi inspirada daqui.

Comentários

  1. Adoro tartes de fruta e esta tem dois frutos que gosto.
    Ficou uma linda tarte.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Eu enviava mas desapareceu num ápice :p
      Da próxima que fizer mando-te logo uma fatia por mail :p
      Beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Deixem opiniões, sugestões ou outros. A gerência agradece:)

Mensagens populares deste blogue

Bolo de claras, aveia e maçã (Saudável)

Eu sei que o nome deste bolo é gigante! Mas teve de ser. Este bolo foi feito porque devido à  ocorrência de muitos pão de ló de Alfeizerão cá por casa, claras é o que não me faltam no congelador. Pus-me a pensar se existiria algum bolo de claras e aveia e não é que existe mesmo? Decidi logo pôr mãos à obra e tirando umas ideias daqui e dali surgiu este bolo com uma textura super húmida, fofa e para comer sem culpa. O que mais querem vocês? Coisinhas necessárias: ♥ 6 claras; ♥ 70g de manteiga; ♥ 85g de açúcar; ♥ 1 iogurte natural; ♥ 120g de farinha de aveia; ♥ 2 maçãs; ♥ 1 colher de fermento; ♥ 1 colher de chá de essência de baunilha; Começar por triturar os flocos de aveia no robô (se tiver farinha de aveia pode saltar esse passo). No robô, juntar a farinha de aveia, a manteiga derretida, o açúcar, o iogurte, o fermento, a essência de baunilha e as maçãs cortadas aos bocados. Triturar até formar uma massa homogénea. Numa taça bater as claras em castelo. Juntar

Suspiros de merengue Suiço

Começo por dizer que adoro suspiros, nem sou de comer muitos doces embora seja algo que adoro fazer, mas estes suspiros, M-E-U D-E-U-S! Uma pessoa come um e quando pisca um olho já se foram uns 10. Uma tentação!  Podem ser usados em decorações de bolos, sobremesas ou simplesmente comidos assim, simples que nem eles. A receita retirei deste blog coloquei apenas uma essência de baunilha mas vocês podem colocar qualquer essência de que gostem. Ingredientes: ♥  150g de claras de ovos; ♥  300g de açúcar; ♥  1 colher de chá de sumo de limão; ♥  1 colher de chá de essência de baunilha; Começar por juntar as claras com o açúcar e em banho maria, sem deixar cozer as claras, ir mexendo até o açúcar ficar completamente dissolvido. Quando não sentir mais nenhum grão de açúcar, levar à batedeira e bater na velocidade máxima, juntar o limão e a essência de baunilha e bater até que o merengue fique frio. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, com a ajuda de um saco pa

Massa de pizza do Jamie Oliver

Na minha busca por uma massa de pizza rápida e estaladiça, surgiu-me esta do Jamie Oliver . Foi realmente uma óptima experiência, a massa fica crocante e deliciosa.  E a receita? Essa é super simples e rápida! Coisinhas necessárias: ♥ 250g de farinha; ♥ 125ml de água morna; ♥ Sal q.b; ♥ 1 fio de azeite; ♥ 1 colher de chá de fermento; Num processador juntar os ingredientes até formar uma massa homogénea. Retirar a massa do processador e amassar até formar uma massa lisa. Acrescentar farinha caso esta cole às mãos. Depois basta esticar bem fininha e levar ao forno com a guarnição que mais goste. Nesta acrescentei molho de tomate, cogumelos frescos, bacon, chouriço, pimento, azeitonas e queijo ralado. Bon Apetit!