domingo, 31 de maio de 2015

Caracóis com sultanas e creme de baunilha

Quando era pequena lembro-me de uma vez a minha mãe ter comprado uns bolinhos tipo brioche com sultanas e eram tãaao bons! Há uns tempos atrás andei à procura para voltar a comer e relembrar os velhos tempos, mas não encontrei por isso decidi tentar a minha sorte e fazer uns. Sei que existem deste tipo de bolos mas para além das sultanas são recheados com frutos cristalizados e outros frutos secos e não sou muito fã deste tipo de frutos, portanto meti mãos à obra e comecei à procura de receitas pela blogosfera, até que me deparei com uma do Atelier Gourmet da Ana que me pareceu perfeita! O que me chamou à atenção nesta receita foi o facto de não levar fermento de padeiro e de me parecer super fácil. Fiz algumas alterações na massa e no recheio porque apenas queria estes caracoizinhos com sultanas e um creme de baunilha.

Coisinhas necessárias para a massa:

♥ 200 ml de leite morno;
♥ 5g de fermento em pó;
♥ 60g de açúcar;
♥ 1 pitada de sal;
♥ 50g de manteiga derretida;
♥ 500g de farinha;
♥ Sultanas;



Coisinhas necessárias para o creme de baunilha:

♥ 2 gemas;
♥ 75g de açúcar;
♥ 250 ml de leite;
♥ 20g de maizena;
♥ 2 colheres de sopa de essência de baunilha;
                                                                     
Dissolver o fermento em pó com o leite morno, juntando-o ao açúcar, ao sal e à manteiga derretida, mexer bem.  Ir juntando a farinha aos poucos, ir amassando com as mãos até a massa despagar das mãos. Colocar num recipiente coberto com película aderente e deixar repousar mais ou menos 30 minutos ou até a massa dobrar de volume.
Entretanto prepare o creme de baunilha: num tacho juntar todos os ingredientes e deixar engrossar em lume brando.
Quando a massa estiver pronta, estender em forma de rectângulo, cobrir com o creme de baunilha e sultanas. Enrolar numa espécie de torta bem apertada e cortar em fatias com mais ou menos 3 centímetros de largura. Colocar num tabuleiro com papel vegetal, pincelar com uma gema de ovo e levar ao forno pré-aquecido em lume médio baixo durante mais ou menos 25/30 minutos ou até estarem douradinhos.

Dicas:
♥ A receita original pedia óleo de soja mas como não tinha substitui por manteiga.
♥ Coloquei apenas sultanas, mas vocês podem colocar o que mais gostarem desde gotas de chocolate, frutas cristalizadas etc...

Bon Apetit ☼


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem opiniões, sugestões ou outros. A gerência agradece:)